De acordo com a coordenadora pedagógica de Robótica Educacional, Maria Cecilia Lira, o campeonato, que envolve 18 turmas, servirá para os alunos mostrarem os conhecimentos que obtiveram durante as aulas de Robótica no primeiro semestre.

“Os alunos irão construir um robô com sensor e terão que realizar quatro missões valendo pontos. O robô tem que encontrar o obstáculo e parar, e na última missão que vale mais ponto, estourar um balão de festa. Quem conseguir completar as missões vence. Será uma forma de incentivar o aprendizado e estimular o trabalho em equipe”, explica a professora.

O projeto piloto de Robótica Educacional foi implantado na Escola Municipal São Domingos no início do ano. Para isso, professores do Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor) participaram de uma formação em robótica na área educacional.

“A incorporação de tecnologias digitais nas escolas é uma forma de trazer ganhos para os processos de aprendizagem das crianças. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura vem promovendo formação continuada com professores, para que sejam capacitados acerca do ensino da robótica, pois nosso objetivo é avançar com o projeto para as demais escolas", diz a secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.