Até o dia 15 de março, a Prefeitura de Sorriso está sob o comando do vice-prefeito, Gerson Bicego. Nesta segunda-feira (6 de março), junto ao secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa), Marlon Zanella, o prefeito interino acompanhou a retomada de operação do Abatedouro Municipal de Aves, no Assentamento Jonas Pinheiro.
“Tivemos alguns problemas técnicos, que impediram a utilização dos equipamentos por cerca de três meses, e agora pudemos conferir a retomada do serviço, tão importante para as famílias que atuam na produção de frango caipira” destacou Gerson.
A avaliação ao Abatedouro também contou com a presença do adjunto da Semasa, Enilvaldo Golmini, e servidores técnicos da pasta. Ainda na agenda da manhã, visita ao Abrigo Municipal de Cães e Gatos e vistoria a estradas vicinais.
Segurança Pública
No período da tarde, o prefeito interino fará visita à obra da nova Delegacia da Polícia Judiciária Civil (PJC), junto à equipe do Horto Municipal Sebastião Almeida da Silva. O prédio, que começou a ser erguido em 2019, vai abrigar os serviços ordinários e especializados de investigação policial em 1.150 m² de área construída.
A obra está sendo continuada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em que uma empresa assumiu, perante o Ministério Público do Estado (MPE), a obrigação de concluir o empreendimento.
Na primeira etapa da obra foram investidos R$ 1.261.321,27, sendo que parte deste montante foi viabilizada por meio de uma compensação ambiental, em que cerca de R$ 900 mil foram destinados para a obra da delegacia e investimentos em saúde. Já em recursos próprios municipais, além da área, foi investido o montante de 357.639,52.
O projeto arquitetônico foi também viabilizado pela Prefeitura, via Secretaria da Cidade (Semcid), seguindo o padrão disponibilizado pela própria PJC. O novo espaço contará com um acesso independente para o Núcleo de Atendimento à Violência Doméstica, o que deve propiciar mais segurança e privacidade às mulheres, idosos, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica.
“O novo ambiente vai resultar em um local de trabalho muito mais adequado aos servidores da PJC, vai trazer mais conforto aos cidadãos que precisam dos serviços da unidade e, principalmente, amenizar a dor e o sofrimento das vítimas de violência doméstica”, destaca o gestor.
Missão Internacional
O prefeito Ari Lafin e a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Jucélia Ferro, irão acompanhar uma missão do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em Portugal e na Noruega na próxima semana. Entre os dias 7 e 13 de março, os gestores sorrisenses estarão na Europa para debater desenvolvimento sustentável, ciências ambientais e visitar um centro de robótica.
E assim que retornarem ao Brasil, na segunda-feira, 13 de março, Ari e Jucélia, acompanhados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira, já terão agenda em Maceió. Na capital alagoana, a comitiva sorrisense terá reunião com a Associação Comercial e Empresarial. “Em Maceió a missão é novamente apresentar Sorriso; prospectar oportunidades para o Município e região”, finaliza o prefeito.