Com o intuito de sensibilizar a população sobre a importância do aleitamento materno, a secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso fez na manha desta quarta-feira (28), o balanço das ações realizadas durante o “Agosto Dourado”, mês do Aleitamento Materno. O levantamento aponta que cerca de 400 mulheres receberam as orientações sobre os benefícios da amamentação.

“Tivemos o envolvimento de todas as unidades de saúde, com seu público através da busca ativa das mãezinhas e gestantes, orientações em sala de espera com Dolas e obstetra. Então temos a certeza que as informações chegaram até essas pessoas, além dos vídeos nas redes sociais que levaram informações a milhares de pessoas e vai continuar a disposição para quem quiser assistir, foi um balanço muito positivo”, avaliou a coordenadora da ação, Franciele Gonçalves.

A temática central deste ano foi o "Aleitamento materno: Um Ato de Amor". Foram realizadas orientações com as gestantes e mães que utilizam as Unidades de Saúde da Família (USFs), as equipes das unidades montaram painéis e murais em suas sedes, entre outras atividades.

Outra novidade deste ano foi a produção e publicação de vídeos onde as gestantes e mães que amamentaram seus filhos contaram suas experiências, dificuldades, desafios e incentivam a prática do aleitamento, além de profissionais de saúde que através dos vídeos passaram orientações sobre a importância da amamentação e os benefícios, para o filho e para a mãe. Ao todo, foram produzidos 6 vídeos, que estão disponíveis  na rede social da Prefeitura de Sorriso. Neste ano  foi realizado também a segunda edição do Amamenta Sorriso, realizado em parceria com a UNIC, no Parque Ecológico Municipal, no último domingo.

O secretário de Saúde e Saneamento Luis Fábio Marchioro, parabenizou cada unidade que se empenhou para que ação tivesse o resultado positivo.

“Durante todo esse mês nossas os servidores de unidades de saúdes se mobilizaram para decorar e dar literalmente sentido ao nome “Agosto Dourado”, pois todas as unidades ganharam esse tom dourado através das decorações, balões, painéis, unidades fazendo ação aos sábados, então não faltou criatividade, e o que é mais importante, a informação chegando na ponta, no público alvo.  Só tenho a parabenizar a todos e agradecer a Deus pela equipe que tenho”, afirmou o secretário.