Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Cuidado com o servidor

Administração Municipal intensifica ações para diagnóstico da saúde ocupacional de servidores

Publicado em 19 de dezembro de 2022 às 11:03
Para facilitar processo, Semec ganhou ponto de atendimento a profissionais demitidos e contratados via seletivo

Cuidar bem de quem cuida do servidor. Garantir a saúde ocupacional, seja no início, seja na conclusão de um contrato temporário, e também durante a atividade laboral de servidores contratados e comissionados. Desde novembro, foram intensificados os exames médicos feitos pela Prefeitura de Sorriso em seu quadro de servidores, via Bioseg, empresa licitada para tal finalidade.

De acordo com a diretora de Recursos Humanos, Julia Nólio, de novembro até agora foram realizados mais de 400 exames periódicos, aqueles que são realizados anualmente para garantir a saúde ocupacional dos servidores efetivos, tanto concursados como comissionados.

Já os exames admissionais e demissionais somam mais de 600 e, para facilitar o atendimento, além da sede da Bioseg, foi montado um consultório na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec). É que, como a grande maioria destes exames é voltada a profissionais que estão encerrando contrato temporário, ou iniciando um novo, por meio de teste seletivo da Semec, a oferta do novo ponto de atendimento traz mais agilidade ao processo.

“É um volume grande de exames a serem feitos, e, desta maneira, conseguimos trazer mais fluidez ao processo fazendo na Semec os exames relativos àquela pasta, que, por conta do processo seletivo, tem um aumento considerável de demanda neste período de demissões e novas contratações, além, é claro, dos exames periódicos de rotina dos servidores de carreira e comissionados", detalha Júlia, complementando que os servidores das demais pastas passam pelo exame na Bioseg.

O prefeito Ari Lafin, assim como o vice, Gerson Bicego, já passaram pelo periódico deste ano. “É importante tirar um tempinho e fazer o exame, o que pode identificar algum problema, prevenir alguma doença ocupacional e, principalmente promover a saúde”, destaca o prefeito, reforçando que, cada servidor, lá na ponta, é o grande executor das políticas públicas voltadas ao bem-estar do cidadão.

Para o secretário de Administração do Município, Estevam Calvo, a Prefeitura, via Semad, vem intensificando suas ações para a melhoria contínua do clima organizacional. “Além de seguirmos com o rigoroso cumprimento da legislação, seja junto aos servidores estatutários ou aos celetistas, também focamos na busca constante de melhoria das condições de trabalho”, comenta, destacando a promoção de eventos motivacionais, como a Semana do Servidor, por exemplo.

Texto: Decom
Fotos: André Alexandre