Adesão ao Pnatrans

O secretário-adjunto de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Emiliano Preima, e o coordenador da Guarda Municipal de Trânsito (GM), Márcio Pires, participaram, no dia 13 de setembro, da assinatura do termo de adesão de Mato Grosso ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

O Pnatrans foi criado em 2018, pela Lei nº 13.614, para orientar os gestores de trânsito a implementarem ações com o objetivo de reduzir mortes e lesões no trânsito, em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU). O Plano passou por uma revisão em 2021 que contou com a contribuição de mais de 100 especialistas, de 50 órgãos e entidades e representantes da sociedade civil.

Educação para o trânsito

A Guarda Municipal de Trânsito (GM), que integra a Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), além de seguir com os atendimentos a acidentes e fiscalização, também retomou outra forma de atuação, que foi um tanto freadinha durante a pandemia de Covid-19. A realização de palestras voltou a fazer parte da rotina dos guardas municipais. Neste ano, o mote das conversas em empresas e unidades escolares foi “Ou mudamos de atitude ou viramos estatística”.

As palestras foram promovidas junto aos motoristas da Prefeitura,  à equipe da  concessionária Águas de Sorriso;  e ainda nas escolas municipais Valter Leite Pereira e Papa João Paulo II; nas escolas estaduais Arlete Cappellari e Mario Spinelli; e na escola da rede privada Maple Bear.  Já a criançada do Centro Municipal de Educação Infantil de Sorriso (Cemeis) São Domingos conheceu a viatura, conversou com guardas de trânsito e claro, aprendeu que regra de trânsito existe para ser respeitada.

Sinalização para o trânsito

Se, de um lado, foi reforçado o quanto cada pedestre ou condutor (seja de bici, carro, moto, busão caminhão) é responsável por um trânsito melhor, ao mesmo tempo, outra equipe da Semsep seguiu com um trabalho fundamental para garantir fluidez e organização no trânsito: manutenção da sinalização viária, tanto com placas ou pinturas, garantindo que todo mundo saiba certinho onde parar, onde estacionar, e qual a velocidade máxima da via, entre outras sinalizações.

Os bairros Centro-Norte e Centro-Sul, São Domingos, Industrial I e II, Jardim Califórnia, Vitória Régia e Jardim Aurora tiveram ruas e avenidas pintadinhas, além de novas placas instaladas.

Ampliação do horário de atendimento

Se operacionalmente o trabalho tem sido intenso, administrativamente o esforço também é constante para acelerar e melhorar o atendimento ao público. A partir deste mês, a Semsep passa a adotar novo horário de expediente administrativo, das 7h às 15h. Com duas horas “a mais”, visto que antes o atendimento ao público era das 7h às 13h, devem ser ampliados os atendimentos para vistorias, retirada de veículos apreendidos, emissão de cartões de estacionamento e outros serviços disponibilizados na unidade.

Nosso foco é, cada vez mais, promover mais agilidade e fluidez, tanto nas vias de Sorriso quanto nos serviços administrativos”, comenta o titular da pasta, José Carlos Moura.

A Semsep está localizada na Rua Rio Grande do Sul, n.º 213, no Bairro Benjamin Raiser.