Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Dando sequência às ações alusivas ao Maio Amarelo, a Guarda Municipal de Trânsito (GM), que integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), promoveu ações fiscalização nesta terça-feira (11) nas regiões central e Leste de Sorriso.
Ao todo, a operação, conduzida pela GM, com apoio da Polícia Militar (PM), resultou em 77 autuações e 21 veículos removidos. Coordenador da Guarda, Márcio Pires destaca que o foco da ação de ontem era coibir duas práticas perigosas no trânsito: conduzir sem habilitação e conduzir sob o efeito de álcool.
Ainda segundo os dados da GM, foram feitos 25 testes de alcoolemia e uma pessoa foi autuada por estar conduzindo veículo sob efeito de álcool. “Vale o reforço para que condutores respeitem rigorosamente toda a legislação de trânsito, e que sempre ajam preventivamente, observando a sinalização, utilizando equipamentos de segurança e, aí incluindo os pedestres também, que sempre ajam para evitar qualquer tipo de acidente”, destaca Pires.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).