Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
(66) 3545 4700
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00

Selo Diamante

98,01%

de eficiência

Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.

Mudança de hábitos

Academia da Saúde fortalece promoção da saúde com Grupos de Emagrecimento

Publicado em 25 de novembro de 2025 às 15:58
Encontros quinzenais unem informação, movimento e acolhimento para mulheres

A UBS Benjamin Raiser, em parceria com a Academia da Saúde e equipe eMulti, vem desenvolvendo desde julho uma iniciativa que tem transformado a rotina e a autoestima de mulheres com obesidade: o Grupo de Emagrecimento “Emagrece Benjamin”. Com encontros quinzenais, a ação reúne participantes que buscam orientação profissional, acolhimento e motivação para adotar hábitos mais saudáveis.

Conduzido pela nutricionista Bruna Sfair Maróstica, o grupo conta com o suporte essencial de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais da nutrição, psicologia e educação física. Essa formação garante um acompanhamento integral, humanizado e alinhado com as necessidades de cada participante. Durante o processo, as mulheres passaram por anamnese, avaliação física, elaboração de plano alimentar e orientações para uma reeducação alimentar permanente.

Os encontros trouxeram conteúdos fundamentais para o bem-estar, como palestras e atividades práticas sobre alimentação saudável, redução do consumo de ultraprocessados, prevenção de doenças crônicas, saúde mental e comportamento alimentar. Além disso, foram compartilhadas estratégias simples para facilitar o dia a dia, como dicas de organização da geladeira, conservação de alimentos e escolhas conscientes no mercado.

Para complementar o cuidado, foi formado um grupo de atividade física ao lado da UBS, ampliando ainda mais o incentivo à prática regular de exercícios — uma etapa indispensável no processo de emagrecimento e na melhoria da qualidade de vida.

O educador físico João Ricardo de Oliveira, da Academia da Saúde, destaca a transformação visível que a ação tem proporcionado. “Mais do que perder peso, o grupo conquistou autonomia, confiança e novos hábitos. Cada encontro mostra que, quando o cuidado é compartilhado, os resultados aparecem de forma leve e sustentável”.

 A iniciativa tem como propósito acolher, orientar e fortalecer a comunidade, incentivando mudanças reais no dia a dia das participantes e promovendo transformações que vão além da balança, como reforça a nutricionista Bruna Sfair Maróstica.

“É gratificante ver essas mulheres retomando o prazer em se movimentar e cuidando da própria saúde com tanto comprometimento.”

Além dessa iniciativa, a Academia da Saúde em outubro iniciou na Academia da Saúde um novo grupo de emagrecimento, denominado “Viva Leve”, que reúne usuários dos UBS’s Fraternidade e Morada do Bosque.

Voltado a homens e mulheres com obesidade previamente selecionados pelas equipes de saúde, o grupo também realizará encontros quinzenais, seguindo os mesmos temas e metodologias aplicados no grupo da UBS Benjamin Raiser.

A proposta amplia o alcance das ações de promoção da saúde no município e reforça o compromisso com um cuidado integral e contínuo à comunidade.

Imagens
Texto: Janaína Oliveira com Academia da Saúde
Fotos: Academia da Saúde
Home
Transparência
SIC
Ouvidoria
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Saber mais

Entendi