Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Para evitar acidentes, a Secretaria de Agricultura, Ciência e Tecnologia (Samatec) e a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Sorriso (Compdec), recomendam que a população evite visitar o Parque Ecológico Claudino Francio nesta terça-feira, 15 de outubro. A medida, esclarece o secretário-adjunto da Samatec, Juliano Mezallira, se deve a um enxame de abelhas que se instalou no telhado do banheiro público do local.
“As abelhas estão muito ativas e nessa situação podem provocar ataques, por isso, para evitar acidentes pedimos que a população evite visitar o Parque com crianças e animais de estimação”, reforça Juliano.
Conforme o gestor, o responsável pela Compdec no Município, sargento BM da reserva, Alberto Santos, já esteve no local e a remoção do enxame será realizada amanhã, quarta-feira, às 6 horas da manhã. O horário foi escolhido justamente para garantir a segurança de todos os visitantes e servidores que atuam no espaço.
“Para amanhã também recomendamos que a população evite visitar o Parque porque podem ficar algumas abelhas no espaço”, diz. Juliano destaca que a equipe da Samatec e os guardas tem orientado a população quanto ao perigo. “É uma situação momentânea; até o fim de semana a visitação voltará a ser segura”, finaliza.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).