Para receber a vacina, é necessário apresentar o Cartão SUS ou CPF e a caderneta de vacinação. Quem não tiver a carteira poderá emitir uma nova, no momento da aplicação.
Doar sangue é uma necessidade! Muitas pessoas podem se beneficiar do banco de sangue. Por isso, em junho, é feita uma campanha para reforçar a importância de doar. Segundo o Ministério da saúde, apenas 1,4% da população brasileira faz doação de sangue regularmente.
Campanhas como a do junho vermelho incentivam as pessoas a doar sangue com regularidade, garantindo que o banco de sangue esteja sempre disponível.
O segundo plantão especial do Junho da Vacinação contra a Gripe, realizado neste sábado (21), nos PSFs Centro Norte, Fraternidade, Nova Aliança e Jardim Amazônia, resultou em apenas 68 doses aplicadas. Apesar dos esforços, os números demonstram uma redução preocupante de 71% na procura, comparado ao primeiro sábado da ação, em que foram aplicadas 235 doses.
A campanha contra a gripe (influenza) segue acontecendo em todas as unidades de saúde do Município para os grupos prioritários, como crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, idosos, pessoas com comorbidades, professores, entre outros grupos.
Para o secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, é essencial que a comunidade compreenda o impacto da vacinação na proteção individual e coletiva. “Reforçamos constantemente que a vacina salva vidas. É uma das ferramentas mais seguras e eficazes que temos para prevenir complicações graves, internações e até mortes por gripe, principalmente nos grupos prioritários”.
Junho da Vacinação foi idealizado com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, além de oferecer a atualização de vacinas de rotina para quem compareceu às unidades.
A coordenadora da Central de Imunização, Kátia Dal Prá, também faz um apelo à população para buscar a unidade mais próxima para receber o imunizante e atualizar outras vacinas do calendário.
“As doses estão disponíveis nas unidades, os profissionais estão prontos para atender, mas precisamos que as pessoas compareçam. Essa baixa procura nos preocupa muito, pois coloca em risco justamente os grupos mais vulneráveis, além de superlotar as urgências e emergências do Município”, enfatizou.
No próximo sábado (28), a ação será realizada nos PSFs Rota do Sol, Morada do Bosque, São Domingos, Anézia Biazin e distrito de Primavera, das 13h às 17h.
Para receber a vacina, é necessário apresentar o Cartão SUS ou CPF e a caderneta de vacinação. Quem não tiver a carteira poderá emitir uma nova, no momento da aplicação.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).