No último sábado, 30 de setembro, a Praça das Fontes foi palco para o 2º Seminário da Educação dos programas Alfabetiza MT e Ensina Mais Sorriso, que teve como tema: todos juntos pela alfabetização; família e escola em ação. O evento reuniu mais de 3500 pessoas, entre estudantes, pais, comunidade escolar, autoridades e membros de projetos relacionados à educação sorrisense.
O evento foi realizado para comemorar os resultados alcançados pela educação de Sorriso, em 2022, onde o Município ficou com 9 escolas entre as 100 melhores do estado de Mato Grosso, e 3 escolas entre as 10 melhores de MT. Isso se deve pelos bons índices educacionais alcançados na avaliação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico - CAED- da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
A pesquisa destacou 16 escolas premiadas na nossa região, entre elas, nove são de Sorriso. Dos quesitos avaliados estão: desempenho, crescimento e equidade.
Outro reconhecimento que a educação de Sorriso recebeu está na classificação pelo mérito de desempenho educacional, colocando o município em primeiro lugar no retorno do ICMS/Educação no estado de Mato Grosso.
A programação contou com apresentações dos alunos da rede municipal, stands com mostras de projetos educacionais elaborados nas escolas, e shows musicais da banda Nacional “Trupe Pé de História” e do sorrisense Thy Lima. A festa foi tanto para comemorar quanto para convocar e conscientizar sobre a importância da alfabetização até o final do segundo ano do ensino fundamental, como disse a secretária de Educação Lúcia Drechsler.
“Ressalto a nossa gratidão aos profissionais da educação, pais e alunos que compreenderam da necessidade de unir forças para garantir o direito de aprendizagem dos estudantes na idade certa”.
Os programas Alfabetiza MT e Ensina Mais Sorriso visam a alfabetização das crianças até o 2º ano e fortalecer a educação desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental.
Todo esse trabalho é uma junção de esforços coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o apoio do CEMAIS, do CEMFOR, do Fortalecendo Sonhos, do Departamento de Nutrição, do Departamento de Transporte Escolar, e demais setores envolvidos na educação, como destaca a secretária de Educação Lúcia Drechsler.
“Hoje é um dia de alegria, comemoração e conscientização para continuarmos cada vez mais focados com objetivos claros que visam melhorar a aprendizagem dos estudantes como também atingir metas educacionais por unidade escolar. Agradecemos ao prefeito Ari Lafin que também se uniu a nós nesse empenho em manter uma boa qualidade da educação, porque é através dela que se transforma uma sociedade”, frisa.