Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Os profissionais da Vigilância em Saúde Ambiental participaram de uma formação voltada à atualização de conhecimentos sobre a cinomose, doença viral que representa uma ameaça séria para a saúde dos cães e que exige atenção constante da saúde pública.
Durante o encontro, a médica destacou aspectos importantes sobre o diagnóstico precoce, prevenção, sintomas e cuidados necessários para evitar a propagação da doença entre os animais.
A cinomose é uma doença viral altamente contagiosa que afeta cães, especialmente filhotes e animais com baixa imunidade. Ela é causada por um vírus da mesma família do sarampo humano (Paramyxoviridae). Apesar de não infectar pessoas, pode ser fatal para os animais. Mesmo quando há recuperação, muitos animais podem desenvolver sequelas neurológicas permanentes.