Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Ontem, 19 de agosto, foi dia de pit stop. E essa parada rápida teve um sentido bem mais profundo: foi um convite à reflexão sobre a violência contra a mulher.
No Município o trabalho de conscientização é realizado em parceria pela Prefeitura por meio da Semfa, da Secretaria de Saúde (Semsa), Secretaria de Assistência Social (Semas), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ministério Público e Associação Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW), núcleo de Sorriso. o encontro desta manhã contou com o apoio direto e palestras de integrantes do BPW.
Confira a programação do Agosto Lilás
Vale ressaltar que a programação do Agosto Lilás que iniciou com roda de conversa na Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra) ainda no dia 05; já passou por ações comunitárias que incluem o programa Sorriso com Elas e segue durante todo o mês.
Ontem, 19 de agosto será realizado o pit stop. No dia 25, a partir das 19 horas, está programada uma roda de conversa voltada aos universitários dos cursos de direito, psicologia, medicina e enfermagem, o evento será no Auditório Magessi. Já no dia 28 será realizada a noite de autógrafos da cartilha “Sorriso contra a violência” com a participação de todas as crianças responsáveis pelas ilustrações, também no Magessi. E por fim, fechando a programação do mês, no dia 31 será realizado um pit stop na Feira do São Domingos.