Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O 13º Capacita UPA, realizado nos dias 13 e 14 de agosto, no Auditório do CEMFOR, reuniu mais de 50 profissionais de saúde do Município, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava, teve como foco a “Transfusão Segura: hemocomponentes e boas práticas”.
A programação foi pensada para reforçar o compromisso com a atualização e a qualificação contínua das equipes além de aprofundar o conhecimento dos participantes sobre os procedimentos, as melhores práticas relacionadas à transfusão de hemocomponentes e a importância do rigor nos protocolos, garantindo a segurança do paciente e a eficácia do tratamento.