Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
O trabalho articulado entre o Procon de Sorriso e o Procon do Estado viabilizou duas ações voltadas ao atendimento ao consumidor: nos dias 14, 15 e 16 de maio, uma formação para os servidores do Procon local, do Procon de Nova Ubiratã e do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), no Auditório da Secretaria da Cidade (Semcid). A atividade foi também intermediada pela Escola de Gestão.
Já na noite do dia 14 de maio, no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES), Ivo Vinícius Firmo, coordenador de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Mercado do Procon/MT e presidente do CONDECON/MT, ministrou a palestra a “Adequação do Comércio Varejista à Legislação de Proteção e Defesa do Consumidor” a empresários sorrisenses.