O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.
O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.
Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos!
Uma biblioteca sobre rodas. Essa é a proposta da Expo Livro que está com a “carreta da leitura” estacionada na Praça da Juventude até 09 de outubro. Durante toda a semana, a carreta estará aberta das 9 às 21 horas com ações como palestras, contação de histórias e outras atividades. Hoje (03), alunos de escolas municipais visitaram a carreta.
E além de poder levar toda a garotada para folhear obras como “Olha a boca do João”, no dia 8 de outubro, sábado, haverá uma ação específica que visa ressaltar a importância da higiene bucal. Aliada ao livro – Olha a boca do João; haverá presença de um profissional que explicará para a criançada “tudo o que é necessário saber para sorrir”.
Leitura em números
De acordo com o Instituto Pró-Livro, em média, os brasileiros leem 2,43 livros por ano; 30% da população nunca comprou um livro e 44% não tem o hábito da leitura. E foi pensando nisso que ainda em 1991 o Instituto Vida para Todos iniciou o trabalho de divulgação da leitura, inicialmente em ônibus adaptados e hoje, em carretas da leitura. O evento da próxima semana em Sorriso é uma promoção do Instituto que percorre todo o país.
*Fotos André Alexandre