Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
No sábado (3 de setembro), a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Administração (Semad), promoveu a primeira edição do Qualivida, um momento dedicado a muita reflexão e atividades.
Organizadora do I Qualivida, a assistente social Aparecida Costa explica que a atividade tem como objetivo possibilitar a interação entre servidores no processo de readaptação funcional, desenvolver o espírito participativo, apresentar conceitos de qualidade de vida, e valorizar as diversas atividades que melhoram a saúde física e mental.
Entre as atividades desenvolvidas, hidroginástica, musculação, pilates e zumba. O momento de descontração, saúde e lazer também contou com palestras, uma voltada à qualidade de vida e outra focada em como fortalecer uma mente saudável. Ah, na oportunidade, a saúde dos participantes também recebeu atenção especial, com aferição de pressão e teste de glicemia.
Saiba mais: