O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.
O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.
Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos!
Integrando as ações do Setembro Amarelo, as equipes especializadas em saúde mental que atuam no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Nova Vida | Maria Zélia da Silva Cosmos; no Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil (Integrar) e no Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME), realizaram um momento de matriciamento com as equipes de Atenção Primária em Saúde (APS) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O matriciamento ou apoio matricial, constitui em um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. A intenção foi integrar os profissionais da equipe de saúde da família com profissionais especialistas, possibilitando aos APSs e ACSs um suporte para a discussão de casos.