Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
Integrando as ações do Setembro Amarelo, as equipes especializadas em saúde mental que atuam no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Nova Vida | Maria Zélia da Silva Cosmos; no Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil (Integrar) e no Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME), realizaram um momento de matriciamento com as equipes de Atenção Primária em Saúde (APS) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). O matriciamento ou apoio matricial, constitui em um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica. A intenção foi integrar os profissionais da equipe de saúde da família com profissionais especialistas, possibilitando aos APSs e ACSs um suporte para a discussão de casos.