Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Com o objetivo de dividir experiências na produção do mel; discutir montagem e melhorias de apiários, Sorriso promoveu no dia 24 de setembro a “I Oficina em Apicultura”. Quem participou também pode visitar um apiário com uma comunidade de pequenas trabalhadoras em pleno funcionamento.
Durante o encontro, os participantes ouviram o relato do presidente da Associação dos Apicultores de Sorriso, Lidenor Bacca, produtor de mel há mais de 20 anos e que falou sobre a “Experiência na produção de mel em Sorriso” . Na sequência, Niki Nelson e Valmir Nericke, responsáveis pelo programa VitaMel+ falaram sobre "Montagem e melhorias em apiários". Tudo isso no Sítio Fulô.
A Oficina foi promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que está desenvolvendo o programa VitaMel+. O evento contou ainda com o apoio da Empaer/MT e do CAT.