Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Graduada em Licenciatura Plena em Física e Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001). Possui Mestrado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e atualmente cursa Doutorado em Educação na linha de Políticas Públicas na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Com vasta experiência na área da educação, Adriana tem se dedicado ao ensino de Física, com ênfase em temas como estética, climatologia, anemômetros, microclimatologia, cerrado, fixação e disponibilidade. Seu trabalho de pesquisa e ensino tem contribuído significativamente para o avanço do conhecimento na área e para a melhoria das práticas pedagógicas no ensino de Ciências.
Experiência Profissional:
Adriana tem experiência tanto no âmbito acadêmico quanto no educacional, desenvolvendo projetos inovadores e promovendo a integração entre ensino e pesquisa.
Sua atuação abrange temas que envolvem ciência aplicada e suas relações com o ambiente, destacando-se em áreas interdisciplinares.
Atualmente, Adriana Ester Reichert Palú ocupa o cargo de Secretária de Educação de Sorriso, onde dedica seu trabalho ao desenvolvimento de políticas públicas educacionais que visem melhorar a qualidade do ensino e a inclusão de práticas inovadoras nas escolas do município.