Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
(66) 3545 4700
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 11:00 e das 13:00 as 17:00

Selo Diamante

96,84%

de eficiência

Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.

Vigilância Ambiental intensifica atuação em pontos estratégicos

Publicado em 20 de maio de 2026 às 12:08

Tem visto servidores da Vigilância em Saúde Ambiental andando em vários locais da cidade? Eles integram uma equipe responsável pela visita em Pontos Estratégicos (PE) da cidade. Pontos estratégicos são aqueles locais comerciais ou públicos com grande potencial de ter grandes criadouros do mosquito como ferros velhos, borracharias, oficinas, recicladoras. Sorriso conta com 66 PEs e nesses locais a inspeção é quinzenal.

A ação da equipe é fundamental na eliminação de criadouros do Aedes aegypti, o mosquito causador de arboviroses como dengue, zika e chigunkunya, e, claro na proliferação de demais animais peçonhentos. No trabalho que iniciou nesta segunda-feira, dia 18, a equipe já identificou dois focos do Aedes.  

Coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Claudete Damasceno, destaca que além disso, foi encontrado acumulo de lixo em vários pontos. “Nessas situações encaminhamos para que o NIF (Núcleo Integrado de Fiscalização) faça o acompanhamento”, explica.

Claudete frisa que a melhor forma de prevenção das arboviroses, principal foco de atuação nos PEs é evitar que o mosquito nasça. “Como todo mundo já sabe a água parada – suja ou limpa; é o local ideal para disseminação de criadouros do Aedes aegypti”, pontua. Para evitar situações assim, as equipes da Vigilância em Saúde Ambiental estão diariamente na rua realizando trabalho de instrução e alerta.

E em cada visita, seja em comércios, pontos estratégicos (PEs) ou residências em que são detectados criadouros, as larvas são coletadas e testadas para o Aedes e o criadouro eliminado. Quando a suspeita se confirma os responsáveis são comunicados para que possam monitorar o surgimento de casos de dengue e realizar o pente fino eliminando outros possíveis criadouros que tenham passado despercebidos.

Imagens
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Vigilância Ambiental
Home
Transparência
SIC
Ouvidoria
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao clicar em entendi ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.
Saber mais

Entendi