Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
No ano em que Sorriso completa 35 anos de emancipação político-administrativa, os sorrisenses vão ganhar um presente que se traduz em lazer, bem-estar e mais qualidade de vida. Até o fim do primeiro semestre, passear no lago da Avenida Blumenau, entre os bairros Jardim Amazônia e Rota do Sol, já deve fazer parte da rotina de muitas famílias sorrisenses.
O local vem passando, desde o fim de 2019, por um processo de limpeza do lago existente (o antigo “Três Tubos”), desassoreamento, recuperação, estabilização das margens, paisagismo, instalação de pista de caminhada, passarela, iluminação e mais uma série de intervenções para credenciar o local a integrar a lista de cartões postais da cidade.
Na tarde de ontem (23), o vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego, visitou as obras acompanhando pelos secretários Ednilson Oliveira (Cidade), Emerson de Faria (adjunto de Transportes), José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil), Milton Geller (Obras e Serviços Públicos), Jesué dos Santos (adjunto de Obras e Serviços Públicos), Júnior Brandão (Esporte e Lazer) e Sérgio Kocová (Fazenda).
A oferta de mais uma opção de “momentos de felicidade ao ar livre” nasceu por meio de um termo de ajustamento de conduta (TAC) entre a Prefeitura e a empresa Pôr do Sol Urbanizações. “Depois que a empresa executou todas as etapas previstas no acordo, a Prefeitura vem conduzindo a obra para implantar toda a infraestrutura necessária para a utilização do local”, explica o vice-prefeito, informando que neste período de chuva mais intensa, as obras foram temporariamente suspensas para que se pudesse observar o comportamento da estrutura frente ao aumento do volume de água, mas que nos próximos dias, as equipes voltarão ao local para dar início às outras frentes de serviço, como a instalação de banheiros, academia ao ar livre, parquinho e bebedouro.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).