Já pensou ganhar uma viagem no sorteio da empresa e, em menos de 15 dias, ganhar R$ 30 mil no sorteio do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)? Pois é, a maré está repleta de sorte para a moradora do Residencial Topázio, Karoline Valesca Boscari, que recebeu o prêmio por ter pagado o imposto em cota única.

“Eu não estava na cidade no dia do sorteio e só fiquei sabendo por meio de um grupo de WhatsApp, fiquei muito feliz na hora, mas só acreditei mesmo quando confirmei no outro dia”, relata Karoline, que vai aproveitar o prêmio para ampliar a casa.

Outro sortudo é o morador do bairro Villa Romana Alex Augusto Winck, que ganhou os R$ 14 mil por ter pagado a primeira fração do parcelamento. “Escolhi Sorriso, moro aqui há sete anos e fiquei muito feliz com o prêmio, que vou investir aqui no município”.

A cerimônia de entrega simbólica do prêmio, que já foi depositado na conta dos dois ganhadores, foi realizada na manhã de hoje (21), no gabinete do prefeito de Sorriso, Ari Lafin. Também participaram da premiação o vice-prefeito Gerson Bicego, a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, a diretora do Departamento de Tributação, Vanice Fronza, o secretário-adjunto de Administração, Nelson Campos,  e os secretários Estevam Calvo (Administração), Marlon Zanella (Governo) e Sérgio Kocová Silva (Fazenda).

O outro prêmio de R$ 30 mil, voltado à impressão do documento pela Internet, foi para a moradora do Bela Vista Maria Moraes da Silva, que já é falecida. “Neste caso, já estamos em contato com a família para orientar sobre a forma de receber o prêmio por meio de um alvará judicial”, explicou o secretário de Fazenda de Sorriso, Sérgio Kocová Silva.

“É muito gratificante poder retribuir estes bons exemplos de cidadãos que pagam seus impostos em dia”, destacou o prefeito, lembrando que está no planejamento do município o investimento em recapeamento asfáltico de mais ruas e avenidas de Sorriso. “Também estamos viabilizando uma usina móvel de asfalto para fazer a reparação das vias que sofreram o impacto das obras de implantação do esgoto sanitário e precisam ser recuperadas”, comentou, citando a articulação que vem sendo feita junto à Águas de Sorriso para esta ação.

Mais Prêmios

Além destes três prêmios, será sorteado, durante quatro meses, o valor de R$ 14 mil para os contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado do imposto ( 2.ª, 3.ª, 4.ª e 5.ª  parcelas). O oitavo prêmio, no valor de R$ 30 mil, será disputado por todos os contribuintes que estiverem em dia como pagamento do imposto.

Para quem ainda não imprimiu a guia, basta acessar o site da Prefeitura e gerar o documento, ou então retirar pessoalmente no Paço Municipal, no Departamento de Tributação. Outros locais que permitem a impressão do documento são o Centro de Eventos Ari José Riedi, o Ganha Tempo, e a Sala do Cidadão, na Zona Leste. Nas subprefeituras dos distritos de Boa Esperança e Primavera, também é possível imprimir a guia do IPTU.

Arrecadação

Até este momento, a Prefeitura já arrecadou R$ 14,8 milhões dos R$ 26.373.102,17 projetados para este ano. Deste montante, R$ 21.348.619,19 são referentes propriamente ao IPTU; R$ 353.701,06 referentes ao Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom); R$ 3.221.073,52 se referem à taxa de coleta de lixo, e R$ 1.449.708,22 são da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip).

Isenção – Pessoas portadoras de doenças como câncer, AIDS, Parkinson e Alzheimer, aposentado, pensionistas e portadores de deficiência física ou mental que incapacite para o trabalho. Estão também isentos do pagamento do IPTU as pessoas que completaram 65 anos até o dia 31 de dezembro do ano passado. A partir de 2018, o munícipe que preenche os requisitos, mora em Sorriso, tem apenas um imóvel, mas não reside nele, também terá direito ao benefício.

Já no caso dos que tiverem mais de um imóvel, será isento do pagamento o imóvel onde ele, o beneficiário, reside.