Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
de eficiência
Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.
Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) participaram de uma manhã especial nesta quinta-feira, dia 27 de março. Com o tema “Aqueça seu coração, acredite no seu melhor: humanizar é preciso”, a iniciativa proporcionou um ambiente de apoio e valorização da saúde física e mental desses profissionais, que atuam diretamente na atenção primária à comunidade. O encontro foi na sede do Lions Clube de Sorriso.
Pensada para cuidar de quem cuida, a ação integra as atividades da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES), e incluiu teste de glicemia, roda de conversa sobre índice glicêmico, orientações de autocuidado e estratégias para lidar com o estresse, monitoramento da saúde metabólica e um ciclo de palestras sobre temas essenciais à saúde e bem-estar dos profissionais. Para isso, estiveram presentes a endocrinologista Juliana Souza Pires; a especialista em Teoria Psicanalítica, Ana Reni Gonçalves. A manhã fechou com palestra sobre Inteligência emocional / gestão da emoção com a psicóloga organizacional e analista comportamental, Rafaelle Cristina Araenhardt.
A coordenadora do departamento de Educação em Saúde, Sílvia Gehring, destaca que os ACS e ACE desempenham um papel vital no funcionamento do sistema de saúde local, com foco na prevenção, orientação e cuidado diretamente às famílias através das visitas domiciliares.
“Este é um gesto de reconhecimento e gratidão aos nossos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, que dedicam suas vidas ao bem-estar da nossa população e contribuem para uma saúde pública mais forte e mais eficiente em nosso Município”, ressaltou.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).