Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Durante os três dias (quarta-feira a sexta-feira) com horário estendido foram aplicadas 3.169 segundas doses de imunizantes contra a covid-19. As equipes também aplicaram segundas doses nesta manhã (25) até às 10h30 tanto no ponto do Centro de Eventos no Rota do Sol quanto no PSF Nova Integração (Upinha da Zona Leste). Haverá aplicação de segundas doses também na segunda-feira (27) em ambos os pontos; contudo o horário será das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.
Além disso, diariamente são aplicadas cerca de 500 primeiras doses por agendamento.
Para o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, o efeito da vacina é visível: nas últimas 24 horas foram registrados apenas seis novos casos positivos; um número não registrado há mais de um ano. Hoje, dois sorrisenses estão em leitos de UTI. "Nossa meta é diminuir cada vez os casos positivos. Para isso, busque a imunização e continue com as medidas protetivas", frisa.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).