As novas mesas contemplarão as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) das escolas, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), o Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor), o Centro Municipal de Apoio e Atendimento a Inclusão da Educação Especial (Cemais), e o Programa Fortalecendo Sonhos.

Para aquisição do material pedagógico foram investidos R$ 449.820,00, com recursos próprios do Município.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, há mais de dois anos a gestão vem estudando a possibilidade de aquisição desta ferramenta tecnológica para as salas de AEE. “Estamos oferecendo um 'plus' para que os professores possam desenvolver de maneira mais eficaz e agradável as habilidades que os alunos precisam. A educação especial necessita desse olhar carinhoso e essas mesas serão um instrumento complementar e de apoio às atividades realizadas em sala de aula, tanto com os alunos do AEE, como também com alunos do ensino fundamental e da educação infantil que tenham alguma dificuldade de aprendizagem”, disse.

Segundo o coordenador da Educação Especial, Humberto Pelisser, as mesas interativas contam com recursos de acessibilidade, com livros em Libras para contação de histórias (atendendo crianças surdas e ouvintes), telas de toque, aplicativos de desenvolvimento da alfabetização para crianças com autismo, síndrome de down, TDAH, dislexia etc., dentre muitas outras atividades multidisciplinares.

“Hoje é um dia muito especial para nós, pois essas mesas serão muito importantes não só para os alunos, mas também para os professores que trabalham com a educação especial. Elas estimulam a coordenação motora e o raciocínio dos alunos, dentre outros benefícios. A tecnologia vem somar ao ensino de nossas crianças que tem algumas dificuldades de aprendizagem”, frisou o coordenador.

“São equipamentos de alta tecnologia que irão atender a Educação. Estamos buscando fazer com que, além de treinar nossos professores e profissionais, tenhamos equipamentos adequados para que as crianças especiais possam ser verdadeiramente inseridas na educação de Sorriso”, frisou Ari.

“Temos certeza que essa ferramenta vai fazer a diferença no dia a dia de cada professor e cada aluno que a utilizará”, complementou o vice-prefeito.

Muitos investimentos na Educação

O recebimento das mesas interativas encerrou uma semana marcada por várias entregas importantes na área da Educação.

Na terça-feira (20) a Prefeitura entregou 13 mil livros para as unidades educacionais que integram a rede municipal de ensino. Foram cerca de 500 títulos destinados as 38 unidades de ensino – os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e as escolas da rede municipal. Os livros contemplaram  também as bibliotecas públicas Monteiro Lobato e Container; o Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor), o Centro Municipal de Apoio e Atendimento a Inclusão da Educação Especial (Cemais), e o Programa Fortalecendo Sonhos.

Os investimentos foram também em infraestrutura para unidades escolares, marcados pela entrega oficial à comunidade da revitalização do Cemeis Jardim Amazônia e da Escola Municipal Vila Bela. Por meio do trabalho conjunto entre as secretarias de Educação e Cultura (Semec), da Cidade (Semcid), e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), a Prefeitura transformou as unidades, deixando-as bonitas, seguras e agradáveis para alunos, professores, servidores e comunidade escolar.