Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Sábado, 26 de novembro, foi dia de muito trabalho nas unidades de saúde; 11 unidades estiveram abertas para a imunização de crianças e adolescentes e a entrega da declaração para a matrícula ou rematrícula da rede municipal de ensino. Foram aplicadas 485 doses no total; a vacina mais procurada foi a da HPV, aplicada em adolescentes, foram 93 picadinhas do imunizante. “Todos os imunizantes estavam disponíveis; contudo, a procura maior foi dos imunizantes contra o HPV, febre amarela e varicela”, explica a coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro.
Taynná frisa que os pais ou responsáveis que não compareceram no sábado, podem ir à unidade durante a semana. “É hora da matrícula e da rematrícula e também de conferir o cartão de vacinas; então caso alguém ainda não tenha retirado a declaração deve levar a criança para a imunização; a declaração é essencial para a rematrícula e novas matrículas”, lembra a profissional.
É bom lembrar que entre os dias 1.º e 06 de dezembro as unidades escolares – escolas e Cemeis, irão realizar as rematrículas; o remanejamento entre unidades escolares deve ser feito nos dias 8 e 9 de dezembro. Já as matrículas novas serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro. Para realizar a matrícula os pais ou responsáveis devem levar os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento; do cartão do SUS; comprovante de residência; documentos pessoais dos pais (RG e CPF); do comprovante de vacinação; e declaração de transferência ou histórico escolar. Hoje a rede pública de Sorriso atende cerca 17 mil alunos desde a educação infantil ao ensino fundamental.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).