Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Na última audiência do Plano Plurianual 2022/2025 realizada ontem (31), os sorrisenses puderam acompanhar as projeções de trabalho da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. No planejamento da pasta constam necessidades como a ampliação do Canil Municipal; a busca por recursos para dar o start ao Parque Tecnológico e o paisagismo urbano. Além do fortalecimento de programas como o Frutifica, Horta Viva, Mais Leite, Vitamel, Ave Social, Piscicultura, Abatedouro Municipal e a continuidade do serviço de licenciamento ambiental.
Conforme o gestor da pasta, Marcelo Lincoln, “a equipe está focada em necessidades imediatas como o caso do Canil e também há longo prazo. O Parque Tecnológico, por exemplo, irá juntar tecnologia, ciência, estudos e agronegócio em uma previsão de crescimento para os próximos 30 anos”, frisa. Contudo, Lincoln acrescenta que a meta é evoluir tanto na rede da agricultura familiar quanto nas grandes propriedades. “Somos um conjunto e avançamos unidos”, diz.
Dentre as metas para os programas já em andamento, como o Frutifica, estão o incentivo à pomares de frutas tropicais e a implantação de indústrias para o beneficiamento das frutas e derivados. O Horta Viva também prevê expansão com a busca ativa para o cadastramento de novos produtores e a padronização na colheita, armazenamento e transporte. Lincoln lembra que a Sama realizou em fevereiro um dia de campo do Horta Viva e mais três estão previstos para ser realizados esse ano, nos meses de julho, setembro e novembro. A intenção é montar vitrines tecnológicas que possibilitem aos produtores um olhar integrado envolvendo hortifrútis com os programas Frutifica e Horta Viva.
Para o Mais Leite o objetivo é continuar com as ações de melhoramento genético, buscar novos produtores, implantar unidade demonstrativa, realizar testes de brucelose e tuberculose.
Além destes, também será fomentado o programa Ave Social que, automaticamente, irá ampliar a cadeia do frango criado em sistema caipira e tem como meta também assegurar a comercialização dos animais seguindo os critérios exigidos pelo Sistema de Inspeção Municipal e demais legislações. Essa ampliação prevê ainda e o fortalecimento do Abatedouro Municipal.
Para a área da piscicultura, a intenção é fomentar a produção do peixe de base familiar aproveitando os reservatórios de água utilizados para irrigação na criação de peixes, gerando uma fonte de renda extra e segurança alimentar. Já o Vitamel buscará fortalecer a criação de abelhas como atividade econômica sustentável. “Também vamos dar continuidade ao trabalho de avaliação e concessão de licenças ambientais. Desde 2014, a Sama já licenciou 1.845 empresas no Município”, destaca Lincoln.
Como essa foi a última audiência, todas as sugestões colhidas e o planejamento das secretarias serão compilados para a formação do Plano Plurianual 2022/2025, que deverá ser enviado para a Câmara de Vereadores para apreciação e votação.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).