Os trabalhos da operação Sorriso em Ação iniciaram hoje (10) no setor 2. Ao longo desta semana, as equipes irão concentrar os trabalhos nos bairros Benjamim Raiser, Bom Jesus, Alphaville, Village, Villa Romana e Centro.

Os responsáveis pelo Núcleo de Ação Integrada (NAI) salientam que os moradores desses bairros devem ficar atentos para o que está sendo descartado. As equipes estão coletando móveis e eletrodomésticos velhos e resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim (como folhas da varrição e grama cortada) que devem ser acondicionados em sacos de até 60 kg. Não serão recolhidos restos de podas de árvores (como galhos e folhas) e resíduos de construção civil. Estes materiais devem ser levados até o Depósito de Resíduos Sólidos do município pelos próprios moradores.

Desde que a operação foi lançada, em 03 de abril, cerca de 50 pessoas estão diretamente envolvidas no trabalho de limpeza urbana. Ao todo, seis caminhões (sendo um deles ¾) e duas pás carregadeiras integram o mutirão.

Por onde passa, a operação realiza vários serviços que vão desde o recolhimento de recolhimento de resíduos sólidos; limpeza de terrenos públicos que possam estar sujos, e notificação de terrenos particulares que estejam na mesma situação;  troca de lâmpadas da iluminação pública; tapa-buracos; pintura de meio-fio; corte de grama dos canteiros centrais; e limpeza de bocas de lobo.

Para organizar o cronograma, a cidade foi dividida em oito setores e cada um deles receberá o serviço a cada dois meses. Por isso, a manutenção da limpeza depende da ação de cada morador. Assim que o NAI terminar a atuação em cada setor, entra em ação a equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), que poderá notificar e até multar quem colocar os resíduos sólidos, por exemplo, antes do período correto da coleta.

Outras informações sobre o NAI podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, pelo 3544 1727.