Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Caminhos do interior

Trabalho tem sido intenso para manter as estradas vicinais em condições de trafegabilidade

Publicado em 07 de abril de 2021 às 09:35

O mês de março, aquele cujas águas levam o verão embora, foi de intenso trabalho para as equipes da Secretaria Municipal de Transportes (Semtra). Em um período com fortes e constantes precipitações que trouxeram prejuízos às lavouras de todos os tamanhos e danos às estradas, as equipes atuaram na mitigação destes estragos com foco na manutenção da trafegabilidade das estradas vicinais.

O trabalho garante não só o transporte dos produtos originários do campo, seja a soja, ou seja os hortifrutigranjeiros da agricultura familiar, mas também viabiliza o transporte de alunos e pacientes de municípios vizinhos que encontram em Sorriso uma referência em atendimento médico.

Em março, a Semtra concluiu a construção de uma ponte de madeira na Estrada Basso, via que dá acesso ao Assentamento Jonas Pinheiro A estrutura substituiu a galeria de drenagem pluvial que foi totalmente destruída pela força das águas em fevereiro.

Outra ponte que precisou ser reconstruída em março foi a sobre o Córrego Gonçalves, nas proximidades do Jardim Carolina, que dá acesso a MT-560. No local, foi edificada uma nova estrutura em madeira, com 16 de metros de extensão.

Além da recuperação das pontes, também foram distribuídas 298 cargas de cascalho e 6 cargas de terra em vários pontos dos quase 2 mil km de estradas vicinais que margeiam Sorriso, com destaque para ações nas linhas Morocó, São Luiz Gonzaga, Vale no Verde e nas regiões da Fazenda Marabá e do Assentamento Jonas Pinheiro. Em março, também foram construídos 2 desaguadores nas estradas vicinais.

Em fevereiro, a Semtra distribuiu 519 cargas de cascalho e 25 cargas de terra nas MTs 485 e 490, nas estradas Morocó, São Luiz Gonzaga, Jatobá, Vale do Verde e Ponta do Verde. Também foram construídos 8 desaguadores e 5 caixas de drenagem.

“Deixamos nossas equipes de prontidão para aproveitar cada momento sem chuva e assim garantir que as estradas pudessem se manter em condições de trafegabilidade frente a toda essa água que atingiu a região”, destaca o titular da Semtra, Leonir Capitâneo, lembrando que o trabalho conjunto realizado com os produtores rurais é sempre indispensável neste processo de manutenção das estradas.

Vale lembrar que Sorriso decretou situação de emergência por conta das intensas e constantes chuvas do período. O decreto emitido pela Prefeitura, e já homologado em esfera estadual e federal, estima os prejuízos em cerca de R$ 1,5 bilhão para o setor privado e em R$ 850 mil para o setor público. O documento não só torna menos complexo o processo para recuperação da infraestrutura logística, por dispensar a necessidade de licitação para recuperar pontes, estradas e promover outras obras para restaurar os cenários afetados pela chuvarada, como também garante aos produtores e aos integrantes da iniciativa privada igualmente impactados, a oportunidade de renegociar contratos e dívidas.

Texto: Nádia Mastella
Fotos: Semtra