Começa hoje (21) o projeto de trabalho social no Residencial São Francisco. Todas as 248 famílias que habitam o bairro, entregue aos beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida em outubro de 2013 participam, às 19 horas, na Rua Gravataí, do evento de abertura do projeto.
Já amanhã (22), o trabalho começa a ser desenvolvido no Distrito de Boa Esperança do Norte, com as 80 famílias do Residencial Santa Cecília, que foi entregue em outubro de 2014. O evento de aberturam em que toda programação será explanada aos moradores será às 19 horas, no Clube dos Idosos.
Durante nove meses, profissionais da empresa Engearte, contratada por meio de licitação para a execução do projeto, desenvolverão atividades ligadas à mobilização comunitária. Na programação, constam palestras com temáticas voltadas à alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos, cuidados com a residência e com o bairro, tolerância e respeito à diversidade, preservação ambiental, planejamento financeiro, e combate e prevenção ao uso de drogas. Os moradores também contarão com oportunidades ligadas à geração de renda. Para tanto, serão ministrados cursos de informática básica, em parceria com o Senai; manicure e pedicure, em parceria com o Senac; e fabricação caseira de produtos de higiene e limpeza.
Esta mobilização social integra o programa federal Minha Casa, Minha Vida, viabilizado financeiramente, nestes dois residenciais, por meio da Caixa Econômica Federal. A Administração Municipal, por meio da Secretaria da Cidade, é parceira da iniciativa. Cabe à Administração o acompanhamento do trabalho social, de forma a ofertar às famílias beneficiadas pelo programa habitacional oportunidades de melhoria da qualidade de vida.