Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Sorriso dará início nesta quarta-feira (09) a terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). A medida segue o cronograma do Ministério da Saúde que estipula a data de início para todo o país. A terceira e última etapa é destinada à imunização de portadores de comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.
Além de iniciar um novo grupo, a Secretaria dará continuidade às imunizações do primeiro grupo formado por crianças de seis meses até cinco anos completos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde que ainda não procuraram as Unidades Básicas de Saúde para receber a vacina.
Especificamente em relação aos demais grupos, exceto crianças, a responsável pelo Departamento de Imunizações, Kátia Dal Prá, ressalta que quem recebeu a vacina contra a Covid-19 deve aguardar um prazo mínimo de 14 dias para ser imunizado contra a Influenza.
Kátia lembra ainda que desde o dia 14 de abril, Sorriso tem ofertado a vacina contra a Influenza (gripe) em unidades de saúde específicas. De acordo com os dados disponibilizados no Portal Localiza SUS, até o momento o Município imunizou 8.955 pessoas que integram o público alvo. Desse total, 4.727 crianças foram imunizadas; 1.957 idosos; 718 trabalhadores da saúde; 752 gestantes; 701 professores e 87 puérperas; o que correspondente a 35% do total geral. A meta é imunizar 25.548 sorrisenses até o fim de julho, divididos nos três grupos elaborados pelo Ministério da Saúde.
A vacina contra a gripe está sendo realizada nas Unidades de Saúde dos bairros São José, São Mateus, Jardim Amazonas, Jardim Primavera e Vila Bela/Industrial; especificamente estas unidades não estão realizando as vacinas de rotina durante o período. O atendimento é por livre demanda, sem necessidade de cadastro, pela manhã das 7 às 11 horas e à tarde das 13 às 17 horas. O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, alerta que quem reside no perímetro urbano e necessita atualizar o calendário de vacinação, deve procurar uma das outras unidades com sala de vacina.
Além das cinco unidades da área urbana que estão atendendo exclusivamente com a vacinação contra a gripe, sem a realização das vacinas de rotina; as UBSs do Mário Raiter, Distritos de Boa Esperança e Primavera e Assentamento Jonas Pinheiro, também realizam a imunização. Estas, mantêm o atendimento do calendário de vacinas de rotina normalmente.
Quem tiver dúvidas, pode entrar em contato com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs).
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).