Assim também acontece, em Sorriso, quando em 2017 e 2018 foi realizado um estudo nas filas da regulação para verificar como estava o tempo de espera para uma consulta pelo SUS. Na ocasião, foram encontrados diversos entraves, entre eles na dermatologia, cuja fila chagava a um mil pacientes e o tempo médio de espera para especialista chegava até 8 meses.

Ao aprofundar o estudo foi observado que dentro dessa fila estavam os mais variados encaminhamentos como unha encravada, manchas de nascença, até suspeita de câncer de pele. A partir daí surgiu a necessidade de buscar alternativas de melhorar as filas. Foi quando surgiu a Teledermatologia e com a incorporação da tecnologia nos processos de trabalho, por meio do programa Telessaúde, a espera por atendimento dermatológico caiu para apenas 5 dias.

Os web documentários Brasil, aqui tem SUS mostram as experiências exitosas das secretarias municipais de Saúde de todas as regiões do país, premiadas durante a 16ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, realizada no 35º Congresso Conasems.

Sorriso, sempre a frente das inovações tecnológicas que permita oferecer aos pacientes mais acesso, mais eficiência, mais efetividade. Confira, no link, https://www.youtube.com/watch?v=HWRRRHBOTWc&t=114s, a excelente atuação de Sorriso para enfrentar a fila que caiu de 8 meses para 5 dias.

Objetivo 

O objetivo é melhorar significativamente a oferta de determinados exames, principalmente em locais remotos do país com dificuldade de acesso à atenção especializada, utilizando dispositivos de Telemedicina/Telessaúde, neste caso um aparelho chamado Dermatoscópio.

Exame

O exame realizado com este aparelho é denominado Dermatoscopia. A dermatoscopia é um procedimento não invasivo, realizado por meio do Dermatoscópio (uma espécie de microscópio portátil que oferece um aumento fixo de dez vezes) para avaliar pintas e manchas, e prevenir alguns tipos de câncer de pele, diferenciando as pintas benignas das lesões de risco. O dermatoscópio é conectado a uma câmera digital ou tablet, que proporciona o registro das manchas/lesões, e posteriormente, as imagens são encaminhadas para análise de dermatologistas.