Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Revisar legislação, trocar informações, ampliar conhecimentos, dialogar. Estes foram os pilares de uma reunião promovida na manhã desta sexta-feira (11 de novembro) entre integrantes da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep); da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde); da Secretaria de Fazenda (Semfaz); e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (AGER) com representantes dos taxistas.
“São oportunidades indispensáveis para alinharmos procedimentos, o que evita qualquer tipo de transtorno ou prejuízo, seja para quem trabalha com o transporte de passageiros, seja para nossa população”, destacou o adjunto da Semsep, Emiliano Preima.
O coordenador da Guarda Municipal de Trânsito (GM), Márcio Pires, acrescenta que os bate-papos com vários setores devem continuar fazendo parte da rotina da Semsep e que, em breve, os motoristas por aplicativo também devem ser convidados a participar de encontro semelhante.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).