O secretário de Saúde do Município, Luis Fábio Marchioro, destaca que Sorriso já desenvolve ações específicas para cuidar da saúde mental e emocional dos cidadãos mais jovenzinhos. O Município conta com um Ambulatório de Saúde Mental Infanto-juvenil (Integrar) que funciona no Bairro Bom Jesus, em um prédio alugado. O Integrar, atende, por meio de regulação (encaminhamento), crianças e adolescentes em sofrimento mental por meio de atendimentos individualizados.

No CAPSi, que integra à esfera federal de atendimento à saúde, a demanda é espontânea, ou seja, basta comparecer à unidade para participar das atividades, que incluem atendimentos individualizados e também atividades em grupo. O atendimento na unidade, no entanto, deve ser priorizado para pacientes em sofrimento mental moderado e severo, assim como para casos crônicos.

“Cuidar da saúde de cada cidadão de maneira integral é indispensável, e precisamos olhar com muito mais cuidado ainda para nossas crianças e adolescentes, permitindo que, por meio do atendimento especializado, possam crescer de maneira plena, tornando-se assim pessoas que sejam protagonistas de suas próprias histórias”, destacou o prefeito Ari Lafin.