Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Amanhã, quarta-feira (27), os PSFs Nova Integração e Jardim Europa estarão abertos das 17 às 20 horas para aplicar as picadinhas de esperança. A informação é do secretário de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo. Conforme o gestor a decisão visa disponibilizar horários alternativos para quem trabalha durante o dia.
Assim como acontece durante o dia, na ação noturna também serão ofertadas todas as doses adultas e pediátricas. O secretário salienta que o Município conta com doses disponíveis para todo o público-alvo. “Caso alguém ainda não tenha sido imunizado ou está com o esquema incompleto, é só procurar um dos pontos de imunização”, frisa.
Números das imunizações
Nesta terça-feira (26), Sorriso contabiliza um total de 169.912 doses de imunizantes aplicadas. Desse total, 78.715 são de primeira dose; 68.102 somadas as segundas doses e doses únicas, e, 23.095 doses de reforço. Os dados são da plataforma Localiza SUS do Ministério de Saúde.
Vacina todos os dias
E para quem tem dúvidas sobre como ficaram os locais e horários para imunização, a gente elaborou uma “colinha” com as informações desta semana e do dia-a-dia das equipes de imunização. Confere aí:
* Atendimento noturno nesta quarta-feira, 27 de julho, das 17 às 20 horas nos PSFs Nova Integração e Jardim Europa;
* No sábado, 30 de julho, das 7h30 às 11 horas no AME e no PSF Nova Integração.
E de segunda a sexta-feira, sempre das 7h30 às 10h30 pela manhã e à tarde das 13h30 às 16h30, você encontra o imunizante nos PSFs Jardim Europa e Nova Integração.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).