A Secretaria de Saúde e Saneamento superou a meta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, encerrada na última sexta-feira (31). Dados do setor de Vigilância Epidemiológica apontam que 5.814 crianças foram vacinadas contra a poliomielite e 5.809 vacinadas contra o sarampo, superando assim a meta em 109,80% e 109,71% respectivamente. A meta de vacinação, estipulada pelo Ministério da Saúde, era que fossem imunizadas 5.295 crianças contra poliomielite e a mesma quantia deveria ser imunizada contra o sarampo.

“Nós superamos a meta graças ao sincronismo de empenho das equipes de coordenação com as equipes das unidades de saúde, que não mediram esforços. Agradeço também aos colegas de imprensa que nos ajudaram na divulgação da importância desta campanha. Este trabalho em conjunto trouxe esse resultado tão satisfatório. Mas quero agradecer também aos pais e responsáveis que levaram as crianças vacinar demonstrando amor por elas. Vale lembrar que as vacinas de rotina continuam nas unidades de saúde”, afirmou secretario de saúde, Luís Fábio Marchioro.

O Estado de Mato Grosso vacinou 89,28% do público alvo para poliomielite e 89,30% da meta para o sarampo. O Ministério da Saúde oferta todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao todo, são 19 para combater mais de 20 doenças, em todas as faixas etárias. Por ano, são cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos distribuídos em todo o país.