As etapas regionais acontecem, respectivamente, nas cidades de Primavera do Leste, Sorriso, Campo Verde, Várzea Grande, Sapezal com encerramento em Cuiabá, com data a ser definida.

Em Sorriso, os artistas/estudantes dividirão o palco com grupos teatrais dos municípios de Colniza e Sinop. Ao todo 20 peças estarão em cartaz nas categorias infantil, infantojuvenil e juvenil.

“O FETRAN agrega educação e artes cênicas em um único espaço. Um trabalho de interação e de conscientização com resultados em curto e longo espaço de tempo. Enquanto passageiros, eles  [estudantes] “puxam” a orelha daqueles papais que desrespeitam a sinalização de trânsito ou abusam da velocidade e, futuramente, como motoristas, tendem a ser mais conscientes do que os condutores de hoje”, observa Daniel Henrique de Souza, coordenador da etapa regional de Sorriso.

A opinião de Souza é endossada pela secretária Municipal de Cultura, Turismo e Juventude, Marisa de Fátima Neto. A gestora foi categórica ao afirmar que a mudança comportamental dos jovens de Sorriso está relacionada aos investimentos em projetos sociais voltados para o esporte, educação e cultura.

“Os projetos desenvolvidos pela Administração Municipal englobam diretamente mais de 4 mil crianças e adolescentes. Isso sem falar dos projetos em que somos parceiros, a exemplo do FETRAN. São estudantes que mudaram suas expectativas de futuro. Jovens que passaram a enxergar a vida de modo mais amplo, com uma maior responsabilidade e mais oportunidades”, assinala.

A abertura da 18ª edição do FETRAN está programada para segunda-feira (14), a partir das 19h, no Centro de Eventos Ari José Riedi, no bairro Rota do Sol.