Sorriso sediou, no último fim de semana, o 5º Festival Muzenza de Capoeira. O evento estadual foi realizado no Marco Zero, na Área Verde, e contou com a presença do Mestre de Capoeira Antônio Carlos de Menezes (Mestre Burguês) e da Mestra Lilia Benvenutti de Menezes (Mestra Criança), ambos da cidade do Rio de Janeiro- RJ, o prefeito Ari Lafin, vice-prefeito Gerson Bicego, o secretário de esporte e cultura, Júnior Brandão e a Secretária de Assistência Social Jucélia Ferro.

A abertura do festival foi na sexta-feira (21) com a Roda de Capoeira (Tombada pelo Patrimônio da Humanidade e Pelo Patrimônio Imaterial Brasileiro), na sede da Associação de Capoeira Volta ao Mundo/Grupo Muzenza. No sábado (22) os alunos receberam oficinas, cursos e treinamentos ministrados pelo Mestre Burguês. A mestra Lilia ministrou oficinas de musicalidade, Maculelê e treinamento de capoeira aos alunos e professores. No domingo (23) a cerimônia de graduação e batizado.

O Grupo de Capoeira Muzenza participou com apresentação  da cerimônia conhecida como “Batizado de Capoeira”, que é a entrada definitiva no para capoeira, além do momento das trocas de graduação para alunos que já haviam sido batizado no ano anterior.

“Os alunos treinam e estudam as matérias referentes à capoeira durante um ano, e sendo aprovado nas três avaliações, troca de graduação. Foi o que fizemos aqui nesta noite, graduamos uns e batizamos outros. A capoeira é um esporte que tem um papel importante na inserção social, haja vista sua natureza esportiva, cultura e marcial”, explicou o Contramestre Jarbas Sokolowski, coordenador do Grupo Muzenza de Capoeira no Mato Grosso.

O grupo conta 245 alunos nas escolinhas e oficinas da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, através do Departamento de Cultura, outros 100 alunos fazem parte da Associação de Capoeira Volta ao Mundo/Grupo Muzenza, financiadas pelo próprio Contramestre Jarbas.

O prefeito Ari Lafin, elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe. “Sentimos honrados em e participar deste evento e ver a valorização das pessoas. Investir em crianças é apresentar para elas novos horizontes a serem conquistados, e provocar nelas a vontade de crescer e fazer as escolhas boas da vida. A equipe está de parabéns pelo trabalho desenvolvido com essas crianças”, disse ele.

O Mestre de Capoeira Antônio Carlos de Menezes (Mestre Burguês)  é Presidente do Grupo Muzenza de Capoeira, que desenvolve o projeto em todos os Estados do Brasil e 60 países nos cinco Continentes , além de ser escritor de sete livros sobre capoeira e inclusão social.

O Equipe do Grupo Muzenza de Sorriso é comandada pelo Contramestre Jarbas (Presidente da Federação Matogrossense de Capoeira) e sua equipe de professores voluntários, é Hepta Campeão Municipal de Capoeira (sete edições),Hepta Campeão dos Jogos Abertos do Mato Grosso (Sete edições), Hexa Campeão Matogrossense de Capoeira  (Seis edições), 35 Títulos em Campeonatos Brasileiros da Confederação Brasileira de Capoeira,  e atual Campeã Mundial de Capoeira, com 4 Campeões Mundiais, 2 Pratas e 5 bronzes.

O evento foi realizado pelo Grupo Muzenza de Capoeira de Sorriso em parceria com a Prefeitura Municipal de Sorriso, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Veja as fotos no link. http://www.sorriso.mt.gov.br/#/album/101