No Eixo 1 estará em debate a “Pesquisa e ações de vigilância de combate ao Vetor Aedes aegypti”. Esse eixo será conduzido pelos professores doutores Laurival Antonio Vilas-Boas e João Antonio Cyrino Zequi, ambos da Universidade Estadual de Londrina. Na sequência a doutora Sirlei Franck Thies, técnica da Vigilância Ambiental e gerente do Escritório Regional de Saúde de Porto Alegre do Norte também falará sobre a temática. Pela manhã, a discussão deve encerrar às 11 horas.

Já a partir das 13 horas terá início o Eixo 2 que debaterá “Gestão, controle social e experiências municipais”. Esse eixo estará à cargo do secretário-adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde do Estado, Juliano Silva Melo que abordará “Situação e ações de Vigilância no combate ao vetor Aedes aegypti para o Estado de Mato Grosso”. Na sequência, o promotor de Sorriso, Márcio Florestan falará sobre “Controle social: papel da promotoria no combate ao vetor Aedes aegypti”. E às 14 horas serão apresentadas as experiências dos municípios de Sorriso e Sinop.

 Já às 15 horas será realizada a mesa de encerramentos e encaminhamentos que deverá ser conduzida pela secretária de Saúde Santa Carmem e vice-presidente regional do COSEMS, Fátima Malinsk e pelo secretário de Saúde de Sorriso, Luís Fábio Marchioro.

Luís Fábio destaca a importância do evento. “É um encontro regional com a participação de vários doutores, especialistas no assunto e que virão para cá com muita informação; será um momento especial para discutirmos e debatermos experiências de sucesso no combate ao Aedes e também para abordarmos estratégias de conscientização em relação ao assunto”, frisa.

 De acordo com os dados da Secretaria de Saúde de Sorriso, desde o início do ano foram confirmados 1.807 casos positivos de dengue. “Não temos informações em relação aos demais municípios; mas estamos em período de chuvas e os cuidados devem ser redobrados”, diz o gestor da pasta sorrisense.