Nesta sexta-feira (12), os integrantes da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Estado de Mato Grosso estarão reunidos em Sorriso para dar continuidade ao debate. A reunião será no Fórum do município com início às 14 horas. A reunião será fechada aos integrantes da Rede e na sequência será realizada uma audiência pública, aberta à população, também no Fórum, com início às 16 horas.

Conforme a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, a intenção é trazer a Rede para o município e fortalecer os “laços e o apoio tão necessários às mulheres vítimas de violência, quer seja para ter coragem de denunciar, quer seja para ter condições de vivenciar o momento pós-denúncia que é também muito doloroso. O debate da reunião será repassado à população na audiência às 16 horas. Por isso, é muito importante a participação da população”, pontua.

A secretária destaca que recentemente, no dia 04 de julho, esteve em Cuiabá para uma reunião em que estiveram presentes a corregedora da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Glaucia Amaral; a desembargadora do Mato Grosso, Maria Erotildes Kneip; o juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Gerardo Humberto Alves Silva Júnior; a delegada titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM), Jozirlethe Magalhães; a coordenadora do Núcleo Jurídico e advogada da Associação de Combate a Violência e Família de Mato Grosso – ASSCVDF-MT, Andréia Cristina Noite e  a advogada Ana Emília Iponema Brasil Sotero.

“Na oportunidade apresentamos os números da violência contra a mulher em Sorriso e pedimos a viabilidade de um encontro no nosso município, no que fomos prontamente atendidos. Nos últimos dias, tivemos várias situações de violência contra mulheres noticiadas pela mídia. Além dessas, tão chocantes, temos muitas mais. Então entendemos que esse é o momento oportuno para nos unirmos e buscarmos por políticas de defesa”, destaca Jucélia.

Durante o encontro em Cuiabá, Jucélia ressalta que também foi solicitada a implantação da Patrulha da Mulher e “apresentamos a necessidade de mais profissionais para o Núcleo da Mulher, para o atendimento às vítimas de violência doméstica”, declarou Jucelia.

A secretária frisa que o debate de amanhã (12), foi organizado pelo juiz da Segunda Vara Criminal de Sorriso, Anderson Candiotto, que apoia diretamente a causa. Além, da Prefeitura Municipal, que se fará presente com profissionais das secretarias de Assistência Social, Saúde e Saneamento, Segurança Trânsito e Defesa Civil e Educação e Cultura, o encontro contará ainda com representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Fórum, Promotoria Pública, Defensoria Pública, Conselho Municipal de Segurança, da Comissão do Direito da Mulher da OAB Mato Grosso, Ciopaer, e da representante da Comissão da Mulher no Mato Grosso, Tatiane Ramalho. “Nossa meta é unir esforços, somar para proteger e realmente propiciar segurança a quem necessita”, finaliza Jucélia.

Serviço:

Audiência pública da Rede de Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres