Teve início nesta manhã (1º), o 16° Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, evento que deve reunir 700 pessoas por dia entre produtores rurais, técnicos, estudantes, pesquisadores e palestrantes, no Centro de Eventos Ari José Riedi, em Sorriso.

A abertura do encontro contou com a presença do prefeito Ari Lafin, que destacou a importância de eventos como este, que possibilitam um ambiente de discussão entre as universidades, instituições de pesquisa e os produtores rurais para disseminar os benefícios dessa técnica.

“Nossos produtores têm consciência da importância do plantio direto e os resultados que a técnica tem promovido ao longo dos anos na nossa produção. Com este encontro será possível a troca de idéias e o aprendizado por meio de palestras e atividades no campo”, ressaltou o prefeito.

O Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha é realizado pela Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, em parceria com a Prefeitura de Sorriso, Sindicato Rural, Clube Amigos da Terra (CAT), Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA-MT) e Fundação Sorriso.

Para o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Claudio Drusina, Sorriso tem caminhado para se tornar um polo do turismo de negócios. “Recebemos pessoas de vários países que querem conhecer essa potência agrícola que é a nossa cidade. Com certeza ter um espaço adequado como o Centro de eventos, contribui para isso”.

O local foi todo reformado para o encontro, que está sendo realizado em dois auditórios com palestras simultâneas, além de estandes na área externa com novidades tecnológicas da área agrícola. “É um momento importante para discutir assuntos do agronegócio. Uma oportunidade única que deve ser aproveitada”, disse o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Luimar Gemi.

A programação completa do evento está disponível no site www.plantiodireto.org.br. Quem não se inscreveu antecipadamente pelo endereço eletrônico pode participar fazendo a inscrição na hora e no local do evento.

O 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha ainda conta com o apoio Fundação MT, Crea-MT, Facen, Aprofir, Aprosoja, UFMT Sinop, Embrapa, Acrimat, IFMT Sorriso, Cesb, Sistema Famato, Ampa, Sindicato Rural de Cuiabá, Aprosmat, Senar-SP, Sedec, Coomam e Univag.