“São dados bastante criteriosos e demonstram que Sorriso é um dos municípios mato-grossenses que mais conseguiu reduzir os índices de envolvimento de menores em atos infracionais”, frisa o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura.

O prefeito Ari Lafin acredita que a expressiva redução seja reflexo dos diversos projetos e ações educativas desenvolvidos pelo Município voltados a proteção e promoção da qualidade de vida para a infância e adolescência.

“A gestão tem subsidiado diversas políticas públicas voltadas à reintegração dos jovens na sociedade e para a adoção de medidas preventivas. Esses números positivos nos mostram que apostar nos jovens e adolescentes em risco de vulnerabilidade é primordial”, afirma Ari.

Diversas frentes atuam no atendimento de crianças e adolescentes

A Administração Municipal tem dado atenção especial as crianças e adolescentes, intensificado a oferta de atividades esportivas, culturais e de programas sociais que favorecem a inserção de muitos jovens na sociedade. Exemplo disso são as atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) com crianças e adolescentes assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Lá eles têm acesso a aulas de música, informativa, artesanato, atividades físicas, dentre outras.

Com foco nesse público, a Assistência Social desenvolve o Projeto Aprendiz Sorriso Legal, que prepara e insere jovens de 14 a 17 anos no mercado de trabalho na condição de aprendiz. Também deverá retomar, ainda neste ano, o Projeto Bombeiros do Futuro, que possibilita às crianças noções de diversas temáticas que auxiliam no desenvolvimento social e comportamental. Além dessas ações, a Semas incentiva, por meio de parceria, projetos sociais como o AABB Comunidade (Associação Atlética Banco do Brasil) e o Projeto Luz do Amanhã, em parceria com o 12º Batalhão da Polícia Militar.

Com o intuito de promover cidadania e a construção de valores através do esporte, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) desenvolve com crianças e adolescentes projetos de iniciação esportiva em diversas modalidades, como futebol, judô, capoeira, tênis de mesa, voleibol, handebol e atletismo. A Prefeitura tem ainda investido no esporte nos bairros, com a instalação de campos de sintético para a prática de modalidades esportivas.

Já a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) desenvolve o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), promovido por meio de parceria entre a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PM MT) e a Administração Municipal. Conta também com o projeto “Águias do Amanhã”, em parceria com o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que é desenvolvido nas escolas municipais e tem objetivo de influenciar na formação ética de cidadãos e tem como público alvo crianças a partir de três anos até adolescentes na fase escolar. A Semec disponibiliza ainda, por meio do Departamento de Cultura, variadas oficinas culturais, como dança, canto, capoeira, balé, fanfarra, dentre outras, que são ofertadas para crianças e adolescentes duas vezes por semana, no contraturno escolar, em diversos polos.

"A educação, por si só, é o caminho para a construção moral e ética dos estudantes, para a formação de pessoas conscientes e com potencial de transformação de si mesmas e da sociedade. Nesta perspectiva, os projetos sociais auxiliam sobremaneira no processo de formação do cidadão", destaca a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.

“Aprender a dizer não às drogas e praticar atividades esportivas ou ligadas a cultura, de um modo geral, ajudam muito os jovens a não entrarem no caminho da criminalidade e Sorriso tem inúmeros projetos que auxiliam neste sentido”, frisa Moura.

A secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro ressalta a importância da implementação de políticas públicas efetivas para a proteção integral das crianças e adolescentes.

“São muitas as ações desenvolvidas no Município que buscam oferecer cidadania através do esporte e de atividades culturais e visam o combate às drogas e à violência e a promoção de uma infância e adolescência saudáveis, com perspectivas para o futuro. Tudo isso aliado ao trabalho de fortalecimento dos vínculos familiares, pois a família é a base da formação do ser humano”, reforça a gestora.