O gestor da pasta de Saúde, Luís Fábio Marchioro, pontua que o Município já reduziu o tempo de intervalo de aplicação da terceira dose para o público cuja imunização já está em andamento. “A partir de hoje já estamos observando um intervalo de cinco meses na aplicação da dose de reforço para idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde. Até então o intervalo previsto nesses dois grupos era de seis meses. Então se você se enquadra em um desses grupos e já completou os cinco meses é só procurar um dos nossos pontos de imunização e completar seu esquema vacinal”, explica.

Já imunossuprimidos, pessoas que apresentam problemas no sistema imunológico e realizam tratamento para câncer ou são transplantados ou apresentam deficiências permanentes permanecem com o intervalo previsto de 28 dias.

“E, conforme formos recebendo mais doses iremos dar o start para a terceira dose no geral. Faremos o chamamento por faixa etária para observar o tempo de intervalo e evitar filas nos locais de aplicação”, detalha Luís Fábio.

De acordo com as informações da NT 059/2021, a terceira dose disponibilizada será da Pfizer. Assim, qualquer pessoa maior de 18 anos que tenha recebido doses da Coronavac, Pfizer e AstraZeneca em outubro de 2021 poderá receber a terceiraa dose até março de 2022.

Segundo o MS, cerca de 70% da população brasileira já completou o esquema vacinal. Até ontem (17), o Ministério havia distribuído 35.698.626 milhões de doses; desse total 297.103.960 milhões já foram aplicadas e registradas.

Horário noturno

Para acelerar a aplicação de segundas e terceiras doses, nesta quinta-feira (18) e amanhã (19) os pontos do Centro de Eventos Ari José Riedi do Rota do Sol e o PSF Nova Integração, a Upinha da Zona Leste irão abrir à tarde às 13h30 e seguirão com atendimento até às 20 horas. Pela manhã os dois pontos atenderão das 7h30 às 10h30.