De 18 a 22 de junho, o Centro de Eventos Ari José Riedi, em Sorriso, será palco da Etapa Teles Pires do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran). O festival é um projeto nacional de educação para o trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que utiliza as artes cênicas como meio de sensibilização de crianças, adolescentes e jovens.

A inspetora da PRF, Iara Alves dos Santos, explica que o festival é um projeto de educação para o trânsito que utiliza atividades pedagógicas para incluir a temática trânsito no cotidiano escolar. “Usamos o teatro como forma de conscientização para o trânsito, trabalhando com as crianças para atingir toda a família”, pontua Iara.

Esta é a 15.ª edição do Festival, que é promovido pela 2.ª Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso (PRF/MT), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) e com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT).

Para o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil de Sorriso, Felipe Dias Mesquita, o festival vem somar as atividades realizas pela Administração Municipal em relação ao trânsito. “Sempre que falamos de trânsito trabalhamos com um tripé: engenharia, educação e fiscalização. O Fetran vem para somar com a educação, pois não adianta fiscalizar se a parte educacional não for bem difundida e aplicada. A criança e o jovem que aprendem desde cedo como agir de forma correta no trânsito, certamente se tornarão motoristas prudentes”, ressalta o secretário.

No município, a organização da etapa Teles Pires, que é uma etapa regional da competição, está a cargo da Administração Municipal, por meio da parceria entre as secretarias de Educação e Cultura; e de Segurança, Trânsito e Defesa Civil. Além de Sorriso, também haverá etapas regionais em Primavera do Leste (Araguaia), Querência (Xingu), Jaciara (Aricá Mirim), Pontes e Lacerda (Guaporé), e Várzea Grande (Cuiabá).

De acordo com o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, Aristóteles Cadidé da Silva, o trabalho da PRF vai muito além da fiscalização das rodovias. “Cabe a PRF não apenas cuidar dos condutores nas rodovias, mas também, cuidar e conscientizar nossos futuros condutores”, afirma.

A grande final, quando se reúnem os melhores espetáculos de cada região, será em Cuiabá, de 10 a 14 de setembro. O Fetran é dividido em quatro categorias: Infantil (alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com idade entre 5 e 11 anos); Infantojuvenil (alunos do Ensino Fundamental, com idade entre 11 e 16 anos); Juvenil (Ensino Médio e tecnológico/ profissionalizante, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), independente da idade); e Educação Especial (para escolas e institutos de alunos portadores de necessidades especiais).

“Estamos empenhados em ofertar uma boa estrutura para mostrar o talento dos autores e atores regionais nesta etapa. As escolas que quiserem participar podem fazer sua inscrição até o dia 12 de maio, pelo site www.fetran.com.br. Os temas que os espetáculos devem abordar em cada categoria estão disponíveis no edital da competição, também disponível no site da Prefeitura de Sorriso”, destaca a coordenadora do Departamento de Cultura, Luana Castro.