E só nesta semana que antecede o Carnaval, 120 sorrisenses entre crianças e adultos, estão realizando o exame em Nova Mutum. Com o resultado na mão, será possível ao profissional identificar melhor a enfermidade de cada paciente e adequar o tratamento.

O secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, destaca que todos os exames foram adquiridos pela Prefeitura Municipal por meio do Consórcio de Saúde. Para isso a Prefeitura investiu R$ 23.640,00 somente em exames de videonasolaringoscopia. (Somados todos os exames – clínicos, laboratoriais e de imagens, realizados somente em 2023 esse valor chega a R$ 342.622,68 aplicados no custeio de 1.324 procedimentos agendados pela Central de Regulação do Município, mas isso é material para outra conversa!).

“Além dos exames, também ofertamos o transporte para o paciente e para o acompanhante no caso de crianças e idosos”, lembra o gestor.

Luis Fábio explica ainda que todos os procedimentos são adquiridos por processos legais na iniciativa privada e obedecem à fila de espera da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde. “Estamos seguindo a ordem da fila e atendendo situações identificadas como de prioridade de casos pelos médicos”, pontua.

E como em qualquer outro procedimento da rede pública de saúde do Município, a porta de entrada é sempre a Unidade Básica de Saúde. A partir do atendimento na UBS é que o paciente recebe as orientações médicas, faz os exames necessários e é encaminhado para atendimentos especializados, caso o médico confirme a necessidade. “Destacamos que pacientes que estão aguardando quaisquer procedimentos devem ficar atentos aos contatos realizados pela equipe de regulação da Secretaria”, salienta.

O gestor lembra ainda que caso algum paciente que foi comunicado, mas ainda tem dúvidas sobre local e data de saída para a realização do exame, deve entrar em contato com a Central de Regulação no WhatsApp pelo (66) 99978-8441.