O secretário de Saúde, Vanio Jordani, destaca que o ecocardiograma é essencial para que o médico possa fechar diagnósticos. “É um exame complexo e essencial para a avaliação e seguimento de tratamentos; o ecocardio verifica a estrutura do coração todo, é uma análise completa possibilitando ao clínico responsável visualizar como proceder melhor”, diz. O médico Marcus Godoy é o responsável pelos exames.
Jordani destaca que esse é um exame de alta complexidade e de competência do Estado. Contudo, diante da fila de espera, o Município está investindo recursos próprios para a realização. “É compromisso do Município entregar o melhor serviço possível à nossa população”, acrescenta.
Claudete Souza, moradora de Sorriso há mais de 30 anos, também aguarda para realizar o ecocardio hoje. E ela aconselha: não deixe para depois para procurar ajuda. “Cuidar da saúde é preciso, então se você não se sente bem vá atrás, procure ajuda nos postinhos, faça exames consultas, tudo, para seguir seu tratamento correto coma medicação correta”, aconselha.
O secretário destaca que o conselho de Claudete deve ser ouvido e seguido ao “pé da letra”. “Destacamos que todos os pacientes que realizaram os exames busquem o laudo e o apresentem na consulta de retorno para a sequência correta do tratamento e que fiquem de olho nas chamadas para retorno”, reforça.
Central de Regulação
E vale sempre lembrar que pacientes ou familiares com dúvidas podem e devem entrar em contato com a Central de Regulação do Município. A Central atende de segunda a sexta-feira pelo (66) 99978-8441. A recomendação é que pacientes que tenham dado entrada à pedidos clínicos já salvem o número para atender às chamadas. Vale lembrar que a população pode enviar mensagens de textos ou de áudio para sanar as dúvidas, como é operado via programa de computador, o número não atende ligações.