Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A unidade do Serviço Nacional do Emprego (Sine) de Sorriso que funciona no Ganha Tempo Central, disponibilizou atendimento especial para preenchimento de vagas de trabalho ofertadas a Pessoas com Deficiência (PCDs).
O Dia D de Inclusão de Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho foi realizado na sexta-feira (19 de setembro), e integra a estratégia nacional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que visa fortalecer a inclusão produtiva da pessoa com deficiência, fomentando o cumprimento da Lei nº 8.213/1991, art. 93 (Lei de Cotas), e da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015).
A ação contou com apoio direto da Prefeitura de Sorriso, do Senai, e participação das empresas Engedelta, Marombi, Nutribrás, Havan, DelMoro e DelNorte.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nacional em 21 de setembro, foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
O preconceito e a inacessibilidade pública são responsáveis por dificultar a vida dos deficientes e, como pontos centrais, também precisam ser debatidos na data.
As comemorações ocorrem desde 1982 e foram uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol dos portadores de deficiência há mais de 40 anos.
Pessoa com deficiência é a que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.
As deficiências se enquadram nas seguintes categorias:
– deficiência física;
– deficiência visual;
– deficiência auditiva;
– deficiência mental;
– deficiência múltipla.
Sobre o Sine em Sorriso
Além da unidade do Sine no Ganha Tempo Central, há também uma unidade no Ganha Tempo da Zona Leste.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).