Sorriso participará da 14ª edição do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Fetran), que este ano será realizado no dia 8 de maio, em Sinop. De acordo com a coordenadora do Departamento de Cultura de Sorriso, Luana Castro, o município já garantiu um grupo que concorrerá na categoria juvenil e outros elencos serão formados no município.

“Recebemos a visita dos policiais rodoviários federais, André Ferreira e Enéias Cavalcante, para uma primeira conversa sobre o festival. Já temos alunos que nos representarão na categoria juvenil e agora estamos trabalhando para termos grupos em outras categorias. Estamos buscando ainda o apoio dos organizadores para que o Fetran 2018 aconteça em Sorriso”, explica Luana.

Podem participar do festival os alunos da educação infantil, ensino fundamental (1º ao 9º ano) e do ensino médio das escolas da rede pública e privada do Estado, além dos alunos matriculados em projetos de arte e cultura, ou nos programas sociais, de cunho educativo, ligados diretamente às Secretarias Municipais de Assistência Social, de Cultura e de Educação. Os alunos poderão participar das atividades como atores, sonoplastas, iluminadores, autores de texto, diretores, bem como atuando em todo o processo de criação, produção e apresentação dos espetáculos.

O Fetran tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população sobre os direitos e deveres dos pedestres e motoristas. A finalidade principal do festival é formar cidadãos comprometidos com a segurança no trânsito e o bom convívio social, por meio das artes cênicas, promovendo a produção cultural e artística no ambiente escolar e a sensibilização dos indivíduos quanto a responsabilidade de todos na construção de um trânsito seguro.

O evento é promovido pela 2ª Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso (PRF/MT), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT), o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN/MT) e as Prefeituras.