A Prefeitura Municipal de Sorriso, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, lançou na manhã desta segunda feira (11) a campanha de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. O lançamento foi realizado no Paço Municipal e contou com a presença do secretário de Saúde e Saneamento, Devanil Barbosa,  representantes do Conselho Municipal de Saúde, Comitê de Combate ao Aedes aegypti, além de servidores do setor a Vigilância em Saúde .

A  campanha, com o slogan  “Todos Contra o Mosquito”,  tem como objetivo alertar a população dos riscos que o mosquito causa à saúde e da necessidade de todos se unirem para combatê-lo, principalmente neste período de chuva. Reforçando o cuidado com a prevenção. “ Nós estamos lançando hoje, a  semana de mobilização de combate ao mosquito Aedes Aegypti e é com muita propriedade que podemos dizer que é uma campanha que vai favorecer a redução de casos de Dengue, Zika e chikungunya. Compreendemos que não é uma força unilateral, só de uma parte, mas de toda a sociedade que juntos vamos manter o controle e a redução dos focos do mosquito”, explicou o secretário de Saúde e Saneamento, Devanil Barbosa.

Para coordenadora de Vigilância em Saúde, Tayná Vacaro, as ações de combate ao mosquito não param, “essa mobilização é para chamar a atenção de nossos munícipes da importância de estarmos ligados nessa questão de combate do mosquito, e eliminar os criadouros, principalmente para pessoas que  vão sair de férias e deixar a casa fechada, é importante fazer uma vistoria no seu próprio quintal e eliminar tudo que possa conter água e assim viajar tranquilo”, explicou ela.

Ainda segundo a coordenadora  com a parceria da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos  que recolhe os resíduos  a cidade fica limpa, “vamos distribuir  o calendário de limpeza, junto com o folder da campanha, para que os moradores vejam a data da coleta em seu bairro e coloque os resíduos para fora no dia certo. Assim manteremos a cidade limpa. Combater este mosquito é um dever de todos, reforçou ela.”

Nesta semana de mobilização está no cronograma a realização de palestras educativas em todas as Unidades de Saúde da Família, sobre medidas preventivas de combate ao mosquito, entrega do Calendário Municipal de Limpeza Urbana nas residências pelos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, e um pit stop com entrega do folder educativo na região central e na região leste. Além da  divulgação de material multimídia em redes sociais.