Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
No drive de hoje, destinado aos trabalhadores da educação, mais 286 foram imunizados com a primeira dose. Além deles, outros 77 sorrisenses foram imunizados por agendamento no atual prédio do AME (PSF Central). Durante toda a manhã o drive foi realizado no Centro de Eventos Ari José Riedi e atendeu os trabalhadores da educação com mais de 18 anos que atuam ou na rede pública ou privada de Sorriso e não haviam recebido a primeira “picadinha de esperança”. Somadas as duas ações, 363 sorrisenses foram imunizados.
O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro. Lembra que após imunizado é necessário manter a rotina de cuidados não farmacológicos e bem conhecidos de todos que incluem o uso de máscara e a higienização constante das mãos.
E uma última informação: quem for imunizado e apresentar reações pode procurar ajuda no Hospital Municipal de Campanha ou nas Unidades Básicas de Saúde; outra opção é ligar na Central de Informação da Saúde no número 150. A ligação é gratuita. Dúvidas em relação à vacinação também poder ser esclarecidas nesse número.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).